18 -December -2018
Adicionar aos Favoritos

Tudo tem o seu tempo

O tempo é tão curto que não deveríamos ter tempo para temer o tempo, nem deveríamos perder tanto tempo à procura do tempo perdido, porque somente o tempo será capaz de nos dar tempo para compreender o tempo. Com o passar do tempo é que vamos entender que não entendemos nada com o tempo e nem sequer encontramos tempo para viver o tempo que passa a voar e nos leva com ele, nas asas do vento. 

O tempo é tudo o que desejamos e o que menos temos! Como para tudo na vida há um momento e um tempo para cada coisa, neste tempo que até nos falta tempo para sermos felizes é preciso agarrar o tempo que passa, pois é muito tempo que o tempo leva para agarrar o tempo e porque há um tempo que já passou e um tempo que há de vir; há um tempo para amar e um tempo para tudo acabar; há um tempo para chorar e um tempo para sorrir; há um tempo para esquecer e um tempo para lembrar.

Como a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo, não podemos ficar agarrados a um passado que não tem futuro e só atrapalha o presente, pois há um tempo que lembramos e um tempo que desperdiçamos; há um tempo para brincar e um tempo para viajar; há um tempo para descansar e um tempo para trabalhar; há um tempo para estudar e um tempo para gozar; há um tempo para falar e um tempo para silenciar; há um tempo para semear e um tempo para colher; há um tempo para nascer e um tempo para crescer; há um tempo para andar e um tempo para parar. Tudo tem o seu tempo. É tudo uma questão de tempo!

Não se pode destruir o tempo, nem fazer parar o tempo, muito menos trucidar a ânsia exuberante do tempo, mas se pudéssemos mandar no tempo fazíamos do tempo um tempo diferente e também fazíamos com que o tempo deslizasse lentamente, para saborearmos demoradamente a doçura do tempo que nos resta de vida, pois o tempo já vivido, mesmo que bem vivido, não o temos mais.  

Na escola da vida, onde o mestre é o tempo, não há nada que resista ao tempo e quando se morre também se acaba o tempo que foi o nosso tempo, tantas vezes desperdiçado, mas muitas mais vezes povoado de sonhos esculpidos pelo tempo. O tempo com a sua sabedoria esclarece dúvidas, traz verdades e eterniza o que é verdadeiro. O tempo para quem ama é eterno!

A velocidade do tempo é infinita e o tempo, na sua caminhada, utiliza e destrói o tempo segundo a sua disposição e o seu desejo. Não tendo pressa no tempo, mas também não perdendo muito tempo é nossa vontade viver com esperança e paixão pela vida. E que todo o tempo seja tempo de ter um presente com um futuro diferente, em que o tempo goste de dar tempo ao tempo, sem cansar a vida, nem criar desalento!

Crónica escrita em 09/11/2018, para ser publicado na “BIRD Magazine”, no "Dia Mundial da Filosofia", tendo em atenção as regras do novo acordo ortográfico.