18 -December -2018
Adicionar aos Favoritos

A empatia é uma fusão emotiva

As atividades sociais da atualidade exigem cada vez mais um profundo conhecimento geral do mundo, mas também uma sensibilidade especial para o compreender. No mundo complexo em que vivemos e nesta época da sociedade cognitiva, para vivermos com mais qualidade e sentido é importante aprender a aprender, as novas teorias da inteligência emocional, que nos indicam caminhos para aprender a sentir aquilo nos rodeia. 

Continuar... A empatia é uma fusão emotiva

Concelho da Trofa 20 anos: foi bonita a festa, pá!

As comemorações do 20º aniversário da criação do Concelho da Trofa tiveram um brilho e uma beleza muito especial. Além de terem sido organizados, ao longo de cinco dias, quase duas dúzias de eventos muito diversificados, também houve a feliz ideia de três desses eventos terem sido descentralizados, na Freguesia do Muro: Autarcas vão à Escola; Tertúlia “A criação do Concelho da Trofa e a Missa Solene de Aniversário. 

Continuar... Concelho da Trofa 20 anos: foi bonita a festa, pá!

Tudo tem o seu tempo

O tempo é tão curto que não deveríamos ter tempo para temer o tempo, nem deveríamos perder tanto tempo à procura do tempo perdido, porque somente o tempo será capaz de nos dar tempo para compreender o tempo. Com o passar do tempo é que vamos entender que não entendemos nada com o tempo e nem sequer encontramos tempo para viver o tempo que passa a voar e nos leva com ele, nas asas do vento. 

Continuar... Tudo tem o seu tempo

Concelho da Trofa: não foi fácil

Foram muitas as gerações que sonharam e lutaram, para que fosse criado um novo Concelho, desde a década de 30 do século XIX até finais do século XX, para que a realidade homogénea, em termos geográficos, culturais, históricos e sociológicos, do conjunto de oito freguesias desagregadas da Maia, primeiro por força da Divisão Judicial, em 7 de agosto de 1835 integradas no Julgado de Santo Tirso e, pouco tempo depois, em consequência da nova Divisão Administrativa, de 6 de novembro de 1836 agregadas no então criado Concelho de Santo Tirso, se tornassem independentes.

Continuar... Concelho da Trofa: não foi fácil

Concelho da Trofa: valeu a pena!

A memória é uma história que se escreve com as palavras arrojadas, que o presente nos sugere. A história é uma viagem através do tempo; é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestre da vida, anunciadora dos tempos antigos. A história é a ciência dos homens no tempo.

Continuar... Concelho da Trofa: valeu a pena!