22 -July -2018
Adicionar aos Favoritos

Trofismo

Uma palavra é inexistente até ter sido utilizada pela primeira vez, mas a partir do momento em que a palavra foi utilizada na fala ou na escrita, nesse momento a palavra passa a existir, embora possa não ter consistência linguística para entrar no dicionário. A competência para a elaboração e publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é da Academia de Ciências de Lisboa.

Continuar... Trofismo

O fascinante mundo do nosso cérebro

A neurociência é uma área do conhecimento muito recente que estuda o sistema nervoso. A capacidade de estudar o órgão que nos compreende tem levado a investigação científica para o caminho do saber sobre o que motiva os nossos pensamentos, os nossos comportamentos e as nossas decisões.

Continuar... O fascinante mundo do nosso cérebro

A vida é feita de emoções e sentimentos

As emoções são essencialmente impulsos para agir que conduzem à ação; são o motor do comportamento humano. Etimologicamente a palavra emoção deriva do latim «emovere», que significa «pôr em movimento». São as emoções que nos fazem pensar, falar, agir, sonhar, chorar, sorrir.

Continuar... A vida é feita de emoções e sentimentos

A pobreza é uma vergonha nacional

O conceito de pobreza abrange áreas tão diferenciadas, que vão desde a falta de rendimentos necessários para a satisfação das necessidades alimentares e não alimentares básicas, assim como a falta de acesso à saúde e à educação, a falta de água e saneamento, o isolamento, a exclusão social, a vulnerabilidade. Mas também o acesso equitativo ao sistema judicial, a não existência de habitação e até transportes públicos acessíveis. É uma grave privação de recursos!

Continuar... A pobreza é uma vergonha nacional

Os combustíveis e os militantes do protesto e dos bitaites

Os portugueses têm sido brindados semanalmente, com aumentos escandalosos e consecutivos dos combustíveis, numa pura lógica economicista imoral. É a preocupação dos camaradas da «geringonça» em manter o défice a todo o custo, mas esquecendo-se que num passado recente afirmavam que havia vida para além do défice. Agora parece que já não há. 

Continuar... Os combustíveis e os militantes do protesto e dos bitaites